1º Festival de Teatro Musical de Niterói FTM-Nit

1º Festival de Teatro Musical de Niterói
Julho de 2022

Por 5 dias, o Festival vai oferecer oficinas, palestras e apresentações, com o objetivo de aproximar profissionais, estudantes e apreciadores do teatro musical, celebrando e encorajando o desenvolvimento da arte e da cultura.
Todos os eventos serão gratuitos, buscando facilitar o acesso às vivências artísticas e incentivar a participação popular no universo do teatro musical. Vagas limitadas.
A arte, em sua totalidade, jamais se apresenta de forma linear. E como uma manifestação cultural tão potente, o teatro musical viaja por diferentes caminhos, entre música, dança, interpretação e os mais diversos talentos, levando a um destino em comum: o espetáculo.
Este projeto foi selecionado na Chamada Pública “Fomentão” nº 05/2021 da Prefeitura de Niterói e Secretaria das Culturas

AGENDA:

Apresentações: dias 26, 27, 28 e 29 de julho de 2022, às 19:30 horas, no Teatro GayLussac.
Entrada Franca – Acompanhe a gente para saber como fazer para garantir sua poltrona e conhecer os espetáculos que serão apresentados em julho!!

Oficina de Interpretação da Canção: de 25 a 29 de julho, das 14:00 as 17:00 na Scuola di Cultura
Escopo: Esta é uma oficina prática que aborda o método de estudo, preparação e interpretação da canção desenvolvido. A oficina usa como diretrizes o método do Prof. David Brunetti, (autor do livro Acting Song) método desenvolvido e muito difundido pelas escolas de teatro musical nos EUA.
Cada um dos itens abordado no desenvolvimento do estudo da canção são ferramentas que fornecem uma gama de conhecimentos, que oferecem suporte para o ator utilizar durante a sua interpretação. O Método usa como base o sistema Stanislvisky e o Método Meisner de interpretação.

A oficina abordará o estudo da canção através da divisão em 05 fases:
– A canção
– O monologo
– O ritmo
– A melodia
– Gestos e Focos

Palestras: das 17:00 as 18:00 na Scuola di Cultura:
25/julho das 17:00 às 18:00 – palestra com Duda Maia – “Criação pelo movimento”
26/julho das 17:00 às 18:00 – palestra com Renata Borges – “Mercado de Musicais”
27/julho das 17:00 às 18:00 – palestra com Ney Madeira – “Aspectos do Figurino no Teatro Musical”
28/julho das 17:00 às 18:00 – palestra com Marllos Silva – “Processo de Criação de um Musical”

Marllos Silva é diretor, dramaturgo, produtor e um importante nome do teatro musical brasileiro. Marllos é criador do Prêmio Bibi Ferreira, considerada a mais importante premiação de teatro musical do país, e criador do Festival Paulista de Teatro Musical, primeiro festival do país dedicado exclusivamente a produções de teatro musica.

Renata Borges é a produtora teatral à frente da Touché Entretenimento, uma das maiores produtoras de musicais do país, e já trouxe ao Brasil algumas das montagens mais famosas do mundo, como ‘Peter Pan’ e ‘Cinderella’.

Ney Madeira é figurinista, cenógrafo e arquiteto, com mais de 30 anos de experiência em cenários e figurinos de espetáculo, além de diversas premiações, como o Botequim Cultural, quando venceu a categoria Melhor Figurino pelo musical ‘A Cor Púrpura’.

Duda Maia é coreógrafa e diretora teatral com diversos sucessos na carreira, como o premiado musical ‘A Gaiola’ e ‘Elza’, que celebra a história de Elza Soares, e pelo qual venceu o Prêmio CESGRANRIO na categoria Melhor Direção.

Inscreva-se agora aqui no link…. vagas limitadas !

Entrada Franca para a oficina, para as palestras e apresentações! Atenção: vagas limitadas!

Você quer apresentar seu espetáculo de Teatro Musical no Festival!? Então leia o edital de chamamento e envie seu projeto clicando aqui!

Para ter acesso ao release completo, clique aqui !

1º Festival de Teatro Musical de Niterói
festivaldeteatromusical.niteroi@gmail.com
Siga nosso perfil para acompanhar as novidades!   @ftm.nit

Patrocinadora:
Prefeitura de Niterói
Secretaria Municipal das Culturas de Niterói

Realização:
Scuola Di Cultura

Comments are closed.