1º Festival de Teatro Musical de Niterói
Veja como foi em Julho de 2022
Por 5 dias, o Festival vai ofereceu oficinas, palestras e apresentações, com o objetivo de aproximar profissionais, estudantes e apreciadores do teatro musical, celebrando e encorajando o desenvolvimento da arte e da cultura.
Todos os eventos foram gratuitos, buscando facilitar o acesso às vivências artísticas e incentivar a participação popular no universo do teatro musical.
Este projeto foi selecionado na Chamada Pública “Fomentão” nº 05/2021 da Prefeitura de Niterói e Secretaria das Culturas.
APRESENTAÇÕES REALIZADAS:
25/07 – 19h30min – Um Conto de Fado Padrinho
Conta a inusitada trajetória de um Fado Padrinho, primo da Fada Madrinha que vem de Portugal ao Brasil descobrir uma princesa brasileira. No palco, os personagens passeiam pela diversidade e riqueza da nossa cultura, com muita música e bom humor!
– Duração: 55min;
– Classificação indicativa: Livre;
– Ficha Técnica: Texto Danielle Fritzen; Direção Teatral Bia Freitas; Direção Musical Marcello Sader; Direção de Movimento Luiz Menezes; Produção Executiva Angélica Crispino; Elenco Aldo Perrotta, Danielle Fritzen, Manuela Gwyer, Mariana Cerrone, Mario Neto, Raphael Pompeu; Músicos Georgia Camara, Marcello Sader e Renato Badeco; Produção Maurício Jr Meneses e Fabíola Laeber; Leitura em Libras Stephannie Carvalho; Iluminação Raphael Grampola; Som Gabriel Martins; Figurinos Lú Victer; Realização AMADO PRODUÇOES.
26/07 – 19h30min – Cargas D’água – Um Musical de Bolso
O espetáculo se passa no sertão mineiro, onde um menino esquece seu próprio nome após perder sua mãe. Mas, ao fazer um amigo nada comum, ele começa a ver toda a sua história com outros olhos. A partir daí, se encarrega de uma missão que o levará por diversas aventuras pelo país inteiro
– Duração: 90min;
– Classificação indicativa: Livre;
– Ficha Técnica: Idealização, Texto e Letras de Vitor Rocha; Músicas de Ana Paula Villar e Vitor Rocha; Direção de Victoria Ariante; Direção Musical e Arranjos de Hector de Paula; Desenho de luz de Fran Barros; Operadora de luz Marina Gatti; Desenho de som de Paulo Altafim através da Audio S.A.; Operadora de som Rhaissa Bertalia; Elenco Ana Paula Villar, André Torquato, Gustavo Mazzei e Vitor Rocha; Realização Encanto Artístico e Enxame Produções Culturais; Produção Geral Luiza Porto e Vitor Rocha; Produção Victor Miranda.
27/07 – 19h30min – O Pescador e a Estrela
O musical conta a jornada de um jovem pescador cego em busca de seu amor desaparecido – uma estrela de verdade! Suas aventuras pelo céu são um convite a olhar para dentro de si, a fim de entender que há coisas na vida que não podem ser vistas, apenas sentidas.
– Duração: 60min;
– Classificação indicativa: Livre;
– Ficha Técnica: Direção Karen Acioly; Texto e letras Lucas Drummond e Thiago Marinho; Elenco Lucas Drummond, Diego de Abreu, Luisa Vianna, Sara Bentes e Thiago Marinho; Figurino Kika Lopes; Cenário Doris Rollemberg; Iluminação Renato Machado; Direção de Movimento Moira Braga; Músicas e trilha originais Wladimir Pinheiro; Programação Visual Patrícia Clarkson; Direção de Produção Bruno Mariozz; Realização Palavra Z Produções Culturais; Idealização Nossa! Cia de Atores e Palavra Z Produções Culturais.
28/07 – 20h – As Metades da Laranja – Um musical com as canções de Fábio Jr.
A comédia-musical conta uma história de amor embalada por conhecidas canções de Fábio Jr. O espetáculo trata, com humor, sobre relações, da paixão ao relacionamento tóxico. É de cantar junto e se emocionar, com ou sem a sua metade da laranja!
– Duração: 70min;
– Classificação indicativa: 12 anos;
– Ficha Técnica: Texto e Direção Tauã Delmiro; Co-direção Manu Hashimoto; Direção musical Tony Lucchesi; Elenco Analu Pimenta, Victor Maia, Tauã Delmiro e Tony Lucchesi; Produtor Assistente Isaac Belfort; Fotografia Amyra Alaouieh; Consultoria Débora Polistchuck; Realização e Direção de Produção Produtora Alada.
Local: Teatro GayLussac.
Entrada Franca: 1 hora antes do espetáculo iniciamos a distribuição dos ingressos (gratuitos) na bilheteria do Teatro GayLussac. Atenção: sujeito a lotação!
Oficina de Interpretação da Canção
De 25 a 29 de julho, das 14h às 17h, na Scuola di Cultura.
Escopo: Esta é uma oficina prática que aborda o método de estudo, preparação e interpretação da canção desenvolvido. A oficina usa como diretrizes o método do Prof. David Brunetti, (autor do livro Acting Song) método desenvolvido e muito difundido pelas escolas de teatro musical nos EUA.
Cada um dos itens abordado no desenvolvimento do estudo da canção são ferramentas que fornecem uma gama de conhecimentos, que oferecem suporte para o ator utilizar durante a sua interpretação. O Método usa como base o sistema Stanislvisky e o Método Meisner de interpretação.
A oficina abordou o estudo da canção através da divisão em 05 fases:
– A canção;
– O monologo;
– O ritmo;
– A melodia;
– Gestos e Focos.
Palestras: das 17h às 18h na Scuola di Cultura:
25/julho das 17h às 18h – palestra com Duda Maia – “Criação pelo movimento”;
26/julho das 17h às 18h – palestra com Renata Borges – “Mercado de Musicais”;
27/julho das 17h às 18h – palestra com Ney Madeira – “Aspectos do Figurino no Teatro Musical”;
28/julho das 17h às 18h – palestra com Marllos Silva – “Processo de Criação de um Musical”.
Marllos Silva é diretor, dramaturgo, produtor e um importante nome do teatro musical brasileiro. Marllos é criador do Prêmio Bibi Ferreira, considerada a mais importante premiação de teatro musical do país, e criador do Festival Paulista de Teatro Musical, primeiro festival do país dedicado exclusivamente a produções de teatro musica.
Renata Borges é a produtora teatral à frente da Touché Entretenimento, uma das maiores produtoras de musicais do país, e já trouxe ao Brasil algumas das montagens mais famosas do mundo, como ‘Peter Pan’ e ‘Cinderella’.
Ney Madeira é figurinista, cenógrafo e arquiteto, com mais de 30 anos de experiência em cenários e figurinos de espetáculo, além de diversas premiações, como o Botequim Cultural, quando venceu a categoria Melhor Figurino pelo musical ‘A Cor Púrpura’.
Duda Maia é coreógrafa e diretora teatral com diversos sucessos na carreira, como o premiado musical ‘A Gaiola’ e ‘Elza’, que celebra a história de Elza Soares, e pelo qual venceu o Prêmio CESGRANRIO na categoria Melhor Direção.
1º Festival de Teatro Musical de Niterói
festivaldeteatromusical.niteroi@gmail.com
Siga nosso perfil para acompanhar as novidades! @ftm.nit
Patrocinadora:
Prefeitura de Niterói
Secretaria Municipal das Culturas de Niterói
Realização:
Scuola Di Cultura
Você precisa fazer login para comentar.