Exposição: Luzes da Coreia – Festival de Lanternas de Jinju

Exposição imersiva de lanternas de seda e instalações da Coreia no MAC Niterói, contou com 107 mil visitantes !!


Símbolo de resistência para o povo coreano desde 1500, as coloridas lanternas de seda chegaram ao MAC, em instalações, fotos e vídeos.

Festival de Lanternas de Jinju no MAC Niterói em 2024

A maior exposição de arte da Coreia do Sul realizada no Brasil ocorreu no Salão Principal do Museu de Arte Contemporânea – MAC Niterói. Foi aberta ao público de 8 de junho a 25 de agosto de 2024.mergulhando em uma das mais populares tradições culturais coreanas a partir da experiência imersiva com instalações em site especific.

Na abertura para convidados, no dia 8 de junho, às 19h, o Museu de Arte Contemporânea e o Cristo Redentor foram iluminados ao mesmo tempo, com as cores da bandeira da Coreia do Sul:  vermelho e azul. E com uma ação de videomapping o Cristo ficou vestido com um hanbok – traje típico coreano. Presentes no MAC o embaixador Ki-Mo Lim, o prefeito de Niterói, Axel Grael, e o diretor do Centro Cultural Coreano, Cheul-Hong Kim. O duo de cordas formado pelos músicos Hyu-Kyung Jung (violino) e Eduardo Swerts (violoncelo) realizaram uma apresentação com repertório de clássicos coreanos no salão principal, recebendo o público quando por lá passavam.

Com um desfile icônico com coreografia, iluminação e sonorização especiailmente criados para o eevento, a abertura contou com cerca de 200 convidados que foram recebidos por um receptivo especialmente criado pelo chef Vicente que trouxe elementos culinários da cozinha coreana para o evento.

O MAC Niterói foi ocupado por túneis coloridos formados por lanternas de seda. No final dos túneis, o público encontra uma enorme lua em 3D, além de instalações, fotos e vídeos da cidade e do Festival Jinju Namgang Yudeung, mostrando a unidade entre a tradição e a contemporaneidade. Além das lanternas, foram expostos os Hanboks. A exposição também contou com a presença do mascote de Jinju, a lontra Hamo, e diferentes ativações ao longo toda a exposição

A tradição das lanternas de seda começou no século XII. Os artefatos passaram a ser usados como meio de tática militar e meio de comunicação na 1ª Batalha da Fortaleza de Jinjuseong, durante a Guerra Imjin (1592-1598), entre 3.800 soldados do Exército Suseong (Coreia), que protegiam o castelo, e 20.000 soldados japoneses. Os coreanos usaram a lanterna no Rio Namgang em uma noite escura para avistar os japoneses, impedindo-os de cruzar o rio. Além de tática militar, as lanternas também foram usadas para enviar recados aos familiares fora da fortaleza. Mais tarde, a população da cidade de Jinju começou a lançar lanternas no Rio Namgang para homenagear as almas dos soldados que se sacrificaram, como símbolo de resistência.

Veja mais um pouco dessa exposição nesse vídeo de 16 minutos, que inclui o desfile com coreografia especialmente, criada para cerimônia de acendimento do MAC e iluminando o caminho para abertura da exposição ao público, clicando  aqui !

A exposição “Luzes da Coreia – Festival de Lanternas de Jinju” contou com a Prefeitura de Niterói, Neltur (Niterói Empresa de Lazer e Turismo), FAN (Fundação de Arte de Niterói), organização do Centro Cultural Coreano no Brasil e da Prefeitura de Jinju, realização da Scuola di Cultura, patrocínio da Embaixada da República da Coreia, Hyundai e Ecoponte, curadoria Ana Claudia Guimarães, apoio do Santuário Cristo Redentor, Instituto Redemptor e Casal Garcia.

SERVIÇO  | ‘LUZES DA COREIA – FESTIVAL DE LANTERNAS DE JINJU’

Abertura ao público: 8 junho a 25 de agosto de 2024

Local: Museu de Arte Contemporânea – MAC Niterói (Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem, Niterói – RJ)

Comments are closed.